Sobre a Paróquia
A paróquia foi criada no dia 02/02/2014 pelo então arcebispo Dom Airton José dos Santos.
Devido ao crescimento demográfico da região e considerando a necessidade dos fiéis serem melhor atendidos em suas necessidades espirituais de participação nos sacramentos e de progresso de vida cristã foi erigida a paróquia em honra de Deus, sob o título de Nossa Senhora das Graças.
A Paróquia é constituída pelas seguintes comunidades: Comunidade Matriz; Comunidade Imaculado Coração de Maria; Comunidade Santo Expedito e Comunidade São José.
Se pode constatar e afirmar que a missão evangelizadora da paróquia é contínua, tendo resposta positiva e frutos palpáveis. A confirmação disto tudo é a presença de várias pastorais e movimentos, visando a construção da unidade, com o Tema: "Que todos sejam um (Jo 17,21)".
Sobre a Padroeira
A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início, em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Santa Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade. Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França.
Primeira Aparição: A primeira aparição aconteceu na noite do dia 18 para o dia 19 de julho de 1830, onde Nossa Senhora revela a Santa Catarina grandes calamidades e perseguições que aconteceriam na França.
Segunda Aparição: A segunda aparição aconteceu no dia 27 de novembro de 1830. A Santíssima Virgem aparece vestida de seda branca, um véu branco desce até a barra de seu vestido. Seus pés estão apoiados sobre a metade de um globo e esmagam uma serpente. Suas mãos estão erguidas à altura do peito e seguram um globo de ouro com uma cruz em cima. Seus olhos estão voltados para o céu. Nossa Senhora apareceu-lhe mostrando nos dedos anéis incrustados de belíssimas pedras preciosas, “lançando raios para todos os lados, cada qual mais belo que o outro”. Logo após, formou-se em torno da Virgem um quadro oval no alto, na qual estavam escritas em letras de ouro: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Esta foi a prova do Céu de que Nossa Senhora é imaculada e concebida sem o pecado original.
Medalha Milagrosa: A Virgem mandou que fossem cunhadas medalhas, conforme as visões concedidas a Santa Catarina. A devoção a Nossa Senhora das Graças e a “Medalha Milagrosa”, como ficou popularmente conhecida entre os povos, espalhou-se rapidamente, bem como os milagres e prodígios, conforme prometeu a Virgem Maria àqueles que usarem devotamente a sua medalha: “Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças”. Com a aprovação eclesiástica, as medalhas foram confeccionadas e distribuídas, inicialmente na França, e mais tarde pelo mundo todo. Após alguns instantes, o quadro se vira. Sobre o reverso, Catarina vê a letra “M” com uma cruz sobreposta e embaixo dois corações: o da esquerda cercado de espinhos e o da direita transpassado por uma espada. Doze estrelas distribuídas em forma oval cercam esse conjunto.
Terceira Aparição: Em dezembro de 1830, a Virgem Maria aparece pela terceira vez, apresentando a Santa Catarina os mesmos raios luminosos, dessa vez junto ao tabernáculo, e lhe confirma sua missão de cunhar a medalha.
O Dogma: Desde o ano de 1830, a invocação “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” é pronunciada várias vezes por cristãos no mundo todo. Em 8 de dezembro de 1854, Pio IX proclama o dogma da Imaculada Conceição.
A Festa: Em 1894, Papa Leão XIII concede a todas as Dioceses da França a festa na Manifestação da Virgem Imaculada, chamada de “Medalha Milagrosa”, a ser celebrada no dia 27 de novembro. Em julho de 1897, Papa Leão XIII, por meio de seu legado, coroou solenemente a imagem da Medalha Milagrosa.
Devoção: A devoção a Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa está presente no mundo inteiro devido à propagação da devoção realizada pelos Padres Lazaristas, pelas Filhas da Caridade e por toda a Família Vicentina.
Oração a Nossa Senhora das Graças: "Sim, ó Virgem Santa, não esqueçais as tristezas dessa terra; lançai um olhar de vontade aos que estão no sofrimento, aos que não cessam de provar o cálice das amarguras da vida. Tende piedade dos que se amam e que estão separados pela discórdia, pela doença, pelo cárcere, exílio ou morte. Tende piedade dos que choram, dos que suplicam, e dai a todos o conforto, a esperança e a paz! Atendei, pois, a minha humilde súplica e alcançai-me as graças que agora fervorosamente vos peço por intermédio de vossa santa Medalha Milagrosa! Amém."
Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!
Conheça os párocos que já atuaram em nossa paróquia:

Pe Alessandro Aparecido Tavares
O Pe. Alessandro Aparecido Tavares nasceu no dia 23 de novembro de 1979, na cidade de mineira de Lavras, filho de Antônio Tavares Filho e Maria José Ferreira Tavares (falecida). O desejo de ser padre surgiu aos 12 anos de idade quando participou das Missões Redentoristas na cidade de Nepomuceno, MG. Em 2001 ingressou no Seminário Redentorista na cidade de Sacramento, MG, no propedêutico. Cursou Filosofia na PUC-Campinas no período de 2002 a 2004, onde fez pastoral na Paróquia Santa Luzia, dos Campos Elíseos. No ano de 2005 foi para cidade paulista de Tietê onde fez o noviciado.
Tendo refletido sobre sua vocação religiosa Redentorista, pediu transferência para a Arquidiocese de Campinas onde cursou a Teologia também na PUC-Campinas, no período de 2007 a 2010. Na Arquidiocese fez pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba, e na Paróquia São Pio X, em Campinas. Foi ordenado Diácono por Dom Bruno Gamberini, no dia 19 de dezembro de 2010, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Campinas. Neste mesmo dia foi nomeado Auxiliar Paroquial da Paróquia São Pio X.
No dia 29 de maio de 2011, às 15h00, na Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba, foi ordenado presbítero pelas mãos de Dom Bruno Gamberini, Arcebispo Metropolitano de Campinas.
Nesse mesmo dia, foi nomeado como Vigário Paroquial da Paróquia São Pio X, em Campinas, onde permaneceu até o dia 25 de outubro de 2011, quando foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vinhedo.
Em maio 2012 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Beato José de Anchieta, em Valinhos.
Em 27 de setembro de 2013 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião, em Valinhos. Com a criação da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Valinhos, no dia 31 de janeiro de 2014, Pe. Alessandro foi nomeado como primeiro Pároco, tomando posse na Missa de instalação da Paróquia, celebrada no dia 02 de fevereiro de 2015, presidida por Dom Airton José dos Santos.
No dia 24 de janeiro tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Jd. Miriam - Campinas.

Pe. Luiz Carlos Araújo
Pe. Luiz Carlos de Araújo nasceu no dia 19 de agosto de 1973, em Tapiratiba, SP, filho de Vitor Egídio de Araújo e de Antônia de Moura de Araújo. Membro de uma família numerosa, é o 7º do total de 10 filhos. Estudou na Escola Estadual Moyses Horta de Macedo, em Tapiratiba.
Sendo de família religiosa, participava na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Sentindo o chamado de Deus para servi-Lo de forma especial, como padre e servidor do povo, ingressou no Seminário Propedêutico da Diocese de São João Batista, em Caconde, no ano de 1998. Continuando sua caminhada vocacional, nos anos de 1999 a 2001 cursou Filosofia no Instituto Coração de Maria, em São João da Boa Vista.
Após concluir os estudos de Filosofia, ingressou no Seminário São João Maria Vianney, para iniciar seus estudos de Teologia. Cursou Teologia nos anos de 2002 a 2005, na PUC-Campinas.
No dia 29 de julho do ano de 2005 foi ordenado diácono e recebeu a ordenação presbiteral no dia 30 de dezembro de 2005.
Realizou seu trabalho pastoral como Diácono e Padre na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Mogi Guaçu. No ano de 2009 veio para a Arquidiocese de Campinas como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Isabel, em Barão Geraldo. Em 14 de março de 2010 assumiu a recém criada Paróquia Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (Frei Galvão), também no Distrito de Barão Geraldo em Campinas. Todo o seu trabalho pastoral e seu ministério são marcados por seu lema de ordenação: “Sim Pai, essa foi tua escolha”. Buscando sempre realizar a vontade de Deus em sua vida, mostra-se um servo bom, fiel e humilde da vinha do Senhor. Um pastor zeloso que cuida com carinho da parcela do rebanho a ele confiado!
No dia 27 de janeiro 2021 tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Valinhos SP.